Literatura
Sinopse do Livro Maués em Prosas e Versos
24/07/2025 às 15:48

Por:
Vilma Serra Kohne
Vilma Serra Kohne
Foto: divulgação

Escritora Aldair Serra,
escritor João Cruz e
escritora Vilma Serra
escritor João Cruz e
escritora Vilma Serra
O livro Maués em Prosas e Versos da poetisa popular, Maria Aldair de Almeida Serra apresenta oitenta e quatro poemas que trazem em sua temática a cidade de Maués e sua história, cultura, mitos, lendas e belezas naturais desse lugar que a acolheu desde a sua infância. Os seus versos traduzem o reconhecimento e a homenagem às figuras típicas do estado do Amazonas, personalidades religiosas, escritores, profissionais, amigos e familiares, assim como algumas cidades do Estado do Amazonas por onde visitou. Além de três poemas de autores de seu reconhecimento.
A estrutura textual deste livro está dividida em sete partes, onde Aldair Serra faz uma breve apresentação ao seu leitor, em prosa, do seu estilo e da temática dos poemas de cada seção, a saber: Parte I, Dedicatória a Maués; Parte II, Práticas Culturais da Etnia Sateré-Mawé; Parte III, Primeiras Impressões sobre o Estado do Amazonas; Parte IV, Fé e Religiosidade na Terra do Guaraná; Parte V, Homenagens e Reconhecimentos de uma Poetisa; Parte VI, Prosa e Reflexão sobre a Mãe Terra e a Vida de Aldévio Serra; Parte VII, Inspirações de meu Reconhecimento e Glossário do livro.
"Quero declarar aos meus conterrâneos de Maués e aos confrades e confreiras da Academia de Letras de Maués - ALMA que sinto imensa gratidão a Deus por ser filha da Maria Aldair de Almeida Serra, pois na digitação e também na revisão de cada poema eu entendi a pureza e a originalidade da expressão poética da minha mãe, nossa acadêmica. Nós ainda estamos esperando a conclusão do processo de edição. Faremos o lançamento na Editora Valer aqui em Manaus, depois nós, juntos com nossa ALMA, podemos organizar em Maués, no Museu do Homem ou na Casa Faraco. Contamos com a presença de todos os nossos confrades, confreiras, familiares, amigos e conterrâneos. A minha mãe tem hoje 81 anos, seu poema inicial tem mais de 33 anos. Isso é histórico, a minha irmã, Maria Valdisa de A. Serra digitou e fez o prefácio, eu organizei, revisei e fiz apresentação do livro e ainda contamos com uma belíssima apresentação de Maués pelo memorialista e pesquisador, Alcinei Pimentel. Creio que os leitores irão gostar dessa obra, eu particularmente, senti um imenso prazer estético na revisão de cada poema, no entanto a temática sobre a religiosidade na Terra do Guaraná, ela me tocou profundamente, pois trouxe memórias que ficaram perdidas no passado da história de Maués. Então aguardamos todos nós este importante dia de lançamento. Parabéns a nossa confreira Maria Aldair de Almeida Serra, minha mãe linda💕💕💕".
1 curtida
672
3