Notícias
IDEB amplia recursos para os municípios
Postado em: 20/10/2025 às 14:12
Por:
Inacia Caldas
Inacia Caldas
Foto: Gerada por IA
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é calculado a partir dos dados de aprovação escolar obtidas no Censo Escolar. Isto significa que quanto maior a nota dos alunos na prova, maior é o repasse de recursos financeiros vinculados ao desempenho por aluno.
Segundo o Diretor da CalTech Informática (www.class.com.br), Prof. Celso Tatizana, cujo método de trabalho com IDEB, alcançou o primeiro lugar no Brasil, no município de Coruripe - AL, existem amplas possibilidades para que os demais municípios do Brasil, também consigam os mesmos índices elevando a auto estima de professores e alunos e aumentando os repasses para a educação.
As metas do IDEB para 2025 são a continuação da busca pela melhoria da qualidade da educação brasileira, com a expectativa de resultados mais positivos que nos ciclos anteriores, especialmente nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. O Plano Nacional de Educação (PNE) de 2024 estabeleceu um novo ciclo de metas, buscando aumentar o desempenho do Brasil na educação, sendo que os anos iniciais do ensino fundamental e os anos finais do ensino
fundamental devem atingir a meta de 5,5 e 5,8, respectivamente.
Metas do IDEB para 2025
• Ensino Fundamental - Anos Iniciais: A meta é de alcançar o Ideb de 5,5.
• Ensino Fundamental - Anos Finais: A meta é de alcançar o Ideb de 5,8.
• Ensino Médio: A meta é de alcançar o Ideb de 5,2.
0 curtidas
299
5